Corpo Docente

Maria Antonieta Peixoto Gimenes Couto

Plataforma Lattes image/svg+xml Plataforma Lattes Plataforma Lattes

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Tecnologia de Processos Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Engenharia Bioquímica da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como coordenadora do curso de graduação em Engenharia de Bioprocessos de 2010 a 2013. Foi membro do Conselho de Ensino de Graduação da UFRJ de 2007 a 2013 e, atualmente, exerce o cargo de Procuradora e Pesquisadora Institucional da UFRJ. Atua nos cursos de graduação em Engenharia de Bioprocessos, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos e Química Industrial nas áreas de tecnologia de fermentações, engenharia bioquímica e biocombustíveis. Integra o corpo docente permanente do Mestrado Profissional em Tecnologias de Processos Sustentáveis da Escola de Química da UFRJ. e do Programa de Engenharia Ambiental (PEA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em pesquisa e pós-graduação desenvolve e orienta trabalhos relacionados ao aproveitamento de biomassas residuais da produção de biocombustíveis e de alimentos com base nos conceitos de biorrefinarias, economia circular e produção integrada. É membro do Corpo Docente do Programa de Engenharia Ambiental na Indústria de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (PRH-17 – ANP) e da Escola Brasileira de Química Verde. Mediante parcerias com o grupo de Gestão e Inovação Tecnológica da Escola de Química/UFRJ tem realizados trabalhos voltados para a gestão em Biotecnologia e Meio Ambiente.

Biocombustíveis e Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais