Desastres associados a movimentos de massa

PEA700

Carga horária: 45 horas-aula

Ementa: Movimentos de massa (deslizamentos) no contexto dos desastres socioambientais. Movimentos de massa: tipologia, noções de estabilidade de taludes, fatores atuantes e causas de instabilidade, sinais de instabilidade. Conceito de susceptibilidade, vulnerabilidade e risco. Percepção de risco. Mapeamentos: tipos e metodologias. Ações estruturais para a redução dos desastres. Ações não estruturais para a redução dos desastres.

Bibliografia Brasil: Ministério das Cidades, 2006. Prevenção de Riscos de Deslizamentos em Encostas: Guia para Elaboração de Políticas Municipais. Celso Santos Carvalho e Thiago Galvão, organizadores. Brasília: Ministério das Cidades; Cities Alliance. – Geo-Rio, 2014. Manual Técnico de Encostas. Fundação GeoRio. Prefeitura do Rio de Janeiro. Edição de 2014. – Highland, L.M. e Bobrowsky, P., 2008. The landslide handbook – A guide to understanding landslides: Reston, Virginia, U.S. Geological Survey Circular. – IPT, 1991. Ocupação em Encostas. Manual. Cunha, M. A., Coordenação. São Paulo: IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. – IPT, 2007. Mapeamento de Riscos em Encostas e Margens de Rios, Celso Santos Carvalho, Eduardo Soares de Macedo e Agostinho Tadashi Ogura, organizadores. Ministério das Cidades; Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). – JTC-1, 2008. Manual para o zoneamento de susceptibilidade de perigo e risco de escorregamento para o planejamento de uso do solo. Joint Technical Committee 1 – Landslides and Engineered Slopes, da ISSMGE, IAEG e ISRM. – Valêncio, N., Siena, M., Marchezini, V. e Gonçalves, J.C., 2009. Sociologia dos Desastres – Construção, Interfaces e Perspectivas no Brasil. Editora Rima. São Carlos.