Laboratórios

Diante dos desafios do Pré-sal, a UFRJ em parceria com a PETROBRAS criou o Centro de Excelência em Gás Natural (CEGN), com 2.200 metros quadrados, localizado no Parque Tecnológico da UFRJ. O CEGN reúne três Laboratórios da UFRJ (outros virão) sendo o H2CIN – Laboratório de Hidrorrefino, Engenharia de Processos e Termodinâmica Aplicada (EQ) coordenado por dois professores do PEA (Prof. José Luiz de Medeiros e Profa. Ofélia de Queiroz Fernandes Araújo).

O CEGN tem foco nos desafios do alto teor de CO2 no gás associado, e na captura de CO2 de gases pós-combustão. No CEGN, o H2CIN conta plantas piloto de absorção de CO2/H2S por solventes físicos, químicos e misturas (250 kg/dia); e de recuperação de MEG. O Centro consolida-se em cenário nacional como um dos principais centros de excelência em pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica na rede de valor da produção do gás natural. O CEGN dispõe de sala de alunos com mesas individuais onde podem desenvolver suas pesquisas. Dentre os equipamentos de laboratório, listam-se: 02 Analisadores Termogravimétrico TGA, Analisador de tamanho de partículas, Balança analítica e Balança semi-analítica de precisão; Condutivímetro e pHmetro; Refratômetro e Densímetro; Titulador Karl Fisher; Cromatógrafo de Gases – CG; 01 Cromatógrafo GC-MS, 04 Cromatógrafos de Íons – IC; Cromatógrafo para Líquidos – HPLC; HPLC com Espectrômetro de Massas acoplado – LCMS; Espectrofotômetro de infravermelho; Espectrofotômetro UV-Visível; Analisador elementar LECO; e Ultrapurificador de Água Tipo I, entre outros.

Docentes envolvidos: José Luiz de Medeiros, Ofélia Q.F. Araújo, George Victor Brigagão.

Plantas Piloto do H2CIN no CEGN: Planta Piloto de Absorção de CO2 (a esquerda) e Planta de Screening de Solventes (a direita)
Plantas Piloto do H2CIN no CEGN: Planta de Recuperação de MEG (esquerda) e Planta de Adsorção de CO2 para Solventes Encapsulados.