Laboratórios

CESA – Centro Experimental de Tratamento de Esgotos da UFRJ

Laboratório de ensino, pesquisa e extensão, subordinado ao Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Escola Politécnica e tem como missão atender aos cursos de graduação e pós-graduação da UFRJ voltados à Engenharia dos Recursos Hídricos, Engenharia Sanitária e Engenharia Ambiental. Ocupando área de 2.500 m² e localizado em um dos acessos principais da Cidade Universitária da UFRJ, o CESA consiste em uma central de operações, processos e tecnologias de tratamento de esgotos.

Cada unidade de tratamento é em escala real, em média para atendimento a população equivalente de até 500 habitantes. O Centro Experimental de Saneamento Ambiental da UFRJ (CESA/UFRJ) é um laboratório de ensino, pesquisa e extensão, subordinado ao Depto. de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Escola Politécnica e tem como principal missão atender aos cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Civil e Engenharia Ambiental da UFRJ. O CESA/UFRJ teve origem no projeto UFRJ-HIDRO, conduzido no âmbito do Fundo Setorial de Recursos Hídricos (Edital MCT/FINEP/CT-HIDRO no.1).

Com a presença do Presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), o CESA/UFRJ foi inaugurado em junho de 2004. O CESA/UFRJ consiste em um conjunto de instalações em escala piloto, contemplando os simuladores de águas urbanas e as unidades de tratamento de esgotos. Na Sala de Aula Prof. Eduardo Pacheco Jordão são conduzidas atividades regulares de disciplinas dos cursos de graduação e pósgraduação. As análises físico-químicas e biológicas relativas ao monitoramento de efluentes são realizadas nas instalações do Laboratório de Engenharia do Meio Ambiente (LEMA). O CESA/UFRJ é uma das mais diversificadas instalações do país para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e capacitação em saneamento ambiental, fazendo parte do grupo de laboratórios e instalações piloto que compõem o Programa PROSAB (FINEP/CNPq), a Rede Nacional de Capacitação e Extensão Tecnológica em Saneamento Ambiental (FINEP/MCidades), e o Programa Habitação e Saneamento (FINEP/CNPq). A partir de 2017, o CESA/UFRJ integra a rede laboratórios especializados que consolida o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia ETEs Sustentáveis (CNPq).

Docente envolvido: Isaac Volschan.