Laboratórios

LTA – Laboratório de Tecnologia Ambiental

Vinculado ao Departamento de Engenharia Bioquímica da Escola de Química/UFRJ, sob coordenação dos Profs. Isabelli Dias Bassin e Felipe Sombra dos Santos, está localizado nas salas E-115 e E-117 do Bloco E do Centro de Tecnologia em 150 m2 de área construída, com mezanino com 8 mesas e 6 computadores para os alunos. O laboratório tem montagens experimentais e equipamentos necessários para a realização e monitoramento de processos de tratamento de efluentes. No LTA são conduzidos estudos de tratamento biológico de efluentes industriais, com ênfase em biorreatores anaeróbios e produção de biogás, processos híbridos de tratamento (enzimático/biológico) de efluentes industriais, tratamento de efluentes recalcitrantes e intensificação da produção de biogás a partir de lodos de esgoto, resíduos lignocelulósicos e biomassa algácea. Dentre os equipamentos disponíveis estão analisadores de COT e Nitrogênio Total, 3 cromatógrafos para gases, respirômetro aeróbio, 2 respirômetros anaeróbios, analisador de íons, titulador automático, 2 espectrofotômetros UV-Vis. As montagens experimentais compreendem 6 reatores anaeróbios de fluxo ascendente (UASB) de diferentes capacidades, 1 reator anaeróbio horizontal de leito fixo (RAHLF), 2 digestores anaeróbios e 1 biorreator com controle de agitação e temperatura. O LTA está cadastrado na ANP sob o nº 166/2014, D.O.U. de 09/07/2014. Docentes envolvidos: Felipe Sombra dos Santos e Isabelli Dias Bassin.