Laboratórios

NERDES – Núcleo de Excelência em Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável

Localizado no Instituto de Macromoléculas do Centro de Tecnologia, com 40 m2 de área e infraestrutura para processamento e reciclagem sustentáveis de materiais poliméricos, avaliação do ciclo de vida de produtos e processos reciclados ou não, e uso do conceito de Logística Reversa. Os Laboratórios de Tecnologia de Polímeros Naturais e Sintéticos e de Análise Térmica e Reologia da Escola de Química atuam em conjunto com o NERDES no aproveitamento de resíduos industriais para obtenção de produtos sustentáveis e de alto valor agregado. O laboratório NERDES dispõe de estrutura de equipamentos que são utilizados em aulas experimentais, na prestação de serviços e no suporte ao desenvolvimento de teses, dissertações e projetos. Entre eles, tem-se injetora, termoformadora, extrusora e rotomoldadora, a maioria já em escala piloto. Além desses equipamentos, também se tem: Aglutinador; Analisador de flamabilidade; analisador de permeabilidade; Analisador de processamento de borrachas – RPA; Analisador termogravimétrico – TGA; Câmara de envelhecimento; Curômetro; Desagregador; Espectrômetro de massas; Extrusora de bancada; Máquina universal de ensaios; medidor de índice de fluidez – MFI; Medidor de temperatura de deflexão térmica – HDT; Misturador de rolos; Moinho de facas; Moldes, estufas, elementos de rosca, unidades de refrigeração, e outros; Peletizadora; Prensas hidráulicas; Reômetro de torque HAAKE; Viscosímetro. O NERDES está cadastrado na ANP sob o nº 488/2014, D.O.U. de 08/12/2014. Docentes envolvidos: Elen Pacheco, Ana Lúcia N. Silva e Leila Lea Yuan Visconte.