Estrutura do curso (ingressantes até 2021)

Carga Horária:
Disciplinas Obrigatórias – 45 horas (3 créditos)
Disciplinas Eletivas –  315 horas (21 créditos)
Total – 360 horas (24 créditos)

Disciplina Obrigatória: A disciplina Metodologia da Pesquisa é obrigatória para todos os alunos matriculados no PEA/UFRJ.

Disciplinas Eletivas: A escolher dentre um conjunto oferecido pelas áreas de concentração do Programa, tendo que cursar pelo menos quatro disciplinas na área de concentração escolhida.

Ao final do segundo período letivo, o aluno deverá apresentar um projeto de dissertação com a aprovação de seu orientador e submetê-lo à aprovação pelo colegiado do PEA.

Para a elaboração de sua dissertação de mestrado, o aluno deverá ter sido aprovado em todas as disciplinas cursadas e ter submetido e aprovado seu projeto de dissertação pela Comissão de Ensino e Corpo Discente.

Para obtenção do grau de Mestre o aluno deverá ter cumprido todos os créditos exigidos e ter sido aprovado na defesa de sua dissertação de mestrado.