Segundas ambientais: Prof. Vinicius Farjalla

29 de novembro de 2021

Link de acesso (29/nov, 12:00): https://meet.jit.si/SegundasAmbientais-PEA

O Prof. Vinícius Farjalla possui graduação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e mestrado (1999) e doutorado (2003) pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPGE) da UFRJ. Desenvolveu parte da sua pós-graduação na Universidade de Lund, Suécia e no Instituto de Ciências do Mar, Barcelona, Espanha. Fez Pós-Doutorado na Universidade da Columbia Britânica (UBC) entre 2014 e 2015. Foi Vice-Diretor do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (NUPEM) entre 2006 e 2009. Foi Chefe do Departamento de Ecologia – Instituto de Biologia da UFRJ, entre 2011 e 2013. Foi coordenador do PPGE da UFRJ entre 2017 e 2019. É membro do PPGE e do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução (PPGEE) da UERJ. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aquática. Possui projetos de cooperação científica com outros grupos brasileiros e estrangeiros. É autor de mais de 80 trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais, além de vários capítulos de livros e diversas contribuições em Congressos. É bolsista de produtividade 1B do CNPq e foi contemplado com o prêmio Jovem Cientista do Estado da FAPERJ. Foi membro indicado da Global Young Academy e do International Council for Science (ICSU) – Regional Office for Latin American and the Caribbean (ROLAC) entre 2015 e 2019. Editou 1 volume do seriado Oecologia Brasiliensis (Aquatic Microbial Ecology in Brazil) e do periódico Acta Limnologica Brasiliensia. É atualmente Editor Associado dos periódicos Aquatic Ecology e Frontiers in Environmental Science.