O Programa de Engenharia Ambiental (PEA/UFRJ) é pautado na atualização e na inovação, com o objetivo de reunir, desenvolver e transmitir conhecimentos em ciências, tecnologias, sistemas e gestão para a solução de desafios ambientais atuais e futuros. O profissional formado pelo curso apresentará sólida formação científica e cultural, qualificando-o para enfrentar os desafios ambientais mundiais e atuar na interlocução com os atores internacionais, definindo estratégias e tecnologias e buscando soluções inovadoras. Assim, este profissional atuará na criação de estratégias sustentáveis de forma a equacionar o ecologicamente correto, o socialmente justo e o economicamente viável no longo prazo.
O PEA aborda a questão ambiental segundo a perspectiva histórica, evitando a sua compartimentalização e o seu isolamento com relação às condições sociais. Postula, também, uma abordagem ampla que transcenda as limitações da economia de mercado e de suas formas peculiares de exploração de recursos naturais e humanos. Objetiva, ainda, a ampliação das bases espacial, temporal, ecológica e social no processo de formulação e avaliação de projetos de desenvolvimento para que se tornem economicamente viáveis, socialmente justos e ecologicamente sustentáveis. Estes objetivos estão consoantes com a Agenda 2030 da ONU, constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
MISSÃO
Contribuir para o avanço do conhecimento e práticas sustentáveis na área de Engenharia Ambiental, formando profissionais qualificados e realizando pesquisas inovadoras para preservar os ecossistemas e melhorar a qualidade de vida das gerações atuais e futuras.
VISÃO
Ser reconhecido como referência em Engenharia Ambiental, destacando-se pela excelência acadêmica, produção científica de impacto, internacionalização e engajamento com empresas e sociedade para enfrentar desafios ambientais contemporâneos, inspirando ações transformadoras em prol de um futuro sustentável.
VALORES
- Excelência
- Sustentabilidade
- Inovação
- Responsabilidade Social
- Colaboração
- Integração academia, empresa e sociedade.
A nossa história
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PEA) foi criado em 2007 pela Escola Politécnica/UFRJ (POLI) e Escola de Química/UFRJ (EQ). Tem origem nos cursos Lato Sensu da POLI e na experiência em Pós-Graduação Stricto Sensu da EQ. O PEA/UFRJ iniciou com apenas a modalidade Mestrado Profissional (MP), tendo como objetivo principal: “Capacitar recursos humanos em Engenharia Ambiental e desenvolver as aptidões necessárias para a elaboração de novas técnicas e processos de gestão de sistemas ambientais, dando ênfase ao aprofundamento da formação científica e tecnológica, para que possam participar da construção do saber e garantir o desenvolvimento sustentável do País, através de projetos de pesquisa relevantes”.
O Mestrado Profissional, na criação, atendeu a uma demanda reprimida de profissionais atuantes no mercado de trabalho na área Ambiental. O primeiro edital foi lançado em 2007 com primeira turma iniciando em 2008 e a primeira dissertação defendida em 2009. O número de inscritos por Edital de Seleção é expressivo.
A partir dessa experiência conjunta bem-sucedida, e com a relevante demanda discente e o anseio do corpo docente, a Escola Politécnica propôs a criação do curso de Doutorado Acadêmico. A primeira turma ingressou em 2016, e a primeira tese foi defendida em 2019. A segunda tese, também defendida em 2019, recebeu o Prêmio Capes de Tese – Engenharias I – 2020 e o Grande Prêmio CAPES de Tese – 2020. É digno de nota que o ganhador do Prêmio CAPES de Tese foi aluno do curso de Mestrado Profissional e do Doutorado Acadêmico do PEA. Atualmente, é professor permanente do Programa.
Em 2024, o Mestrado Profissional do PEA/UFRJ torna-se acadêmico, iniciando a sua primeira turma no primeiro trimestre de 2025. Atualmente, o PEA/UFRJ é um programa acadêmico, com cursos mestrado e doutorado.
Nossas conquistas
- 2001 – 2010
- 2011 – 2020
- 2021 – 2030
- Aprovação do Mestrado Profissional pela CAPES – 2001
- Regulamentação da Modalidade Profissional – POLI/UFRJ e EQ/UFRJ – 2007
- Primeira turma na Modalidade Profissional – 2008
- Primeira Dissertação defendida – 2009
- Ingresso do PEA no Programa de Recursos Humanos da ANP para o Setor de Petróleo e Gás (PRH) – 2010
- Criação do Doutorado Acadêmico – 2015
- Primeira turma do Doutorado Acadêmico – 2016
- Participação de docentes do PEA na Comissão Gestora do PIM-EA – Programa Brasil-Estados Unidos para Modernização da Educação Superior na Graduação – Engenharia Ambiental – 2019
- Primeira Tese defendida – 2019
- Segunda Tese defendida recebeu o Prêmio CAPES de Tese – Engenharias I e o Grande Prêmio CAPES de Tese – 2020
- Regulamentação da passagem direta do Curso Mestrado Profissional para Doutorado Acadêmico – 2022
- Participação da Coordenação PEA/UFRJ no Simulado de Avaliação de Meio Termo dos PPG Acadêmicos de Engenharias I (BRASÍLIA/DF) – 2023
- Alteração da Modalidade Mestrado Profissional para Mestrado Acadêmico – 2024
- Fusão do Mestrado Acadêmico e Doutorado Acadêmico – 2024
Coordenação
Secretaria
Andreia Rangel