Apresentação

O Programa de Engenharia Ambiental (PEA/UFRJ) é pautado na atualização e na inovação, com o objetivo de reunir, desenvolver e transmitir conhecimentos em ciências, tecnologias, sistemas e gestão para a solução de desafios ambientais atuais e futuros. O profissional formado pelo curso apresentará sólida formação científica e cultural, qualificando-o para enfrentar os desafios ambientais mundiais e atuar na interlocução com os atores internacionais, definindo estratégias e tecnologias e buscando soluções inovadoras. Assim, este profissional atuará na criação de estratégias sustentáveis de forma a equacionar o ecologicamente correto, o socialmente justo e o economicamente viável no longo prazo.

O PEA aborda a questão ambiental segundo a perspectiva histórica, evitando a sua compartimentalização e o seu isolamento com relação às condições sociais. Postula, também, uma abordagem ampla que transcenda as limitações da economia de mercado e de suas formas peculiares de exploração de recursos naturais e humanos. Objetiva, ainda, a ampliação das bases espacial, temporal, ecológica e social no processo de formulação e avaliação de projetos de desenvolvimento para que se tornem economicamente viáveis, socialmente justos e ecologicamente sustentáveis. Estes objetivos estão consoantes com a Agenda 2030 da ONU, constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

MISSÃO

Contribuir para o avanço do conhecimento e práticas sustentáveis na área de Engenharia Ambiental, formando profissionais qualificados e realizando pesquisas inovadoras para preservar os ecossistemas e melhorar a qualidade de vida das gerações atuais e futuras.

VISÃO

Ser reconhecido como referência em Engenharia Ambiental, destacando-se pela excelência acadêmica, produção científica de impacto, internacionalização e engajamento com empresas e sociedade para enfrentar desafios ambientais contemporâneos, inspirando ações transformadoras em prol de um futuro sustentável.

VALORES

  • Excelência
  • Sustentabilidade
  • Inovação
  • Responsabilidade Social 
  • Colaboração
  • Integração academia, empresa e sociedade.

A nossa história

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PEA) foi criado em 2007 pela Escola Politécnica/UFRJ (POLI) e Escola de Química/UFRJ (EQ). Tem origem nos cursos Lato Sensu da POLI e na experiência em Pós-Graduação Stricto Sensu da EQ.  O PEA/UFRJ iniciou com apenas a modalidade Mestrado Profissional (MP), tendo como objetivo principal: “Capacitar recursos humanos em Engenharia Ambiental e desenvolver as aptidões necessárias para a elaboração de novas técnicas e processos de gestão de sistemas ambientais, dando ênfase ao aprofundamento da formação científica e tecnológica, para que possam participar da construção do saber e garantir o desenvolvimento sustentável do País, através de projetos de pesquisa relevantes”.

O Mestrado Profissional, na criação, atendeu a uma demanda reprimida de profissionais atuantes no mercado de trabalho na área Ambiental. O primeiro edital foi lançado em 2007 com primeira turma iniciando em 2008 e a primeira dissertação defendida em 2009. O número de inscritos por Edital de Seleção é expressivo.

A partir dessa experiência conjunta bem-sucedida, e com a relevante demanda discente e o anseio do corpo docente, a Escola Politécnica propôs a criação do curso de Doutorado Acadêmico. A primeira turma ingressou em 2016, e a primeira tese foi defendida em 2019. A segunda tese, também defendida em 2019, recebeu o Prêmio Capes de Tese – Engenharias I – 2020 e o Grande Prêmio CAPES de Tese – 2020. É digno de nota que o ganhador do Prêmio CAPES de Tese foi aluno do curso de Mestrado Profissional e do Doutorado Acadêmico do PEA. Atualmente, é professor permanente do Programa.

Em 2024, o Mestrado Profissional do PEA/UFRJ torna-se acadêmico, iniciando a sua primeira turma no primeiro trimestre de 2025. Atualmente, o PEA/UFRJ é um programa acadêmico, com cursos mestrado e doutorado.

Nossas conquistas

  • 2001 – 2010
  • 2011 – 2020
  • 2021 – 2030
  • Aprovação do Mestrado Profissional pela CAPES – 2001
  • Regulamentação da Modalidade Profissional – POLI/UFRJ e EQ/UFRJ – 2007
  • Primeira turma na Modalidade Profissional – 2008
  • Primeira Dissertação defendida – 2009
  • Ingresso do PEA no Programa de Recursos Humanos da ANP para o Setor de Petróleo e Gás (PRH) – 2010
  • Criação do Doutorado Acadêmico – 2015
  • Primeira turma do Doutorado Acadêmico – 2016
  • Participação de docentes do PEA na Comissão Gestora do PIM-EA – Programa Brasil-Estados Unidos para Modernização da Educação Superior na Graduação – Engenharia Ambiental – 2019
  • Primeira Tese defendida – 2019
  • Segunda Tese defendida recebeu o Prêmio CAPES de Tese – Engenharias I e o Grande Prêmio CAPES de Tese – 2020
  • Regulamentação da passagem direta do Curso Mestrado Profissional para Doutorado Acadêmico – 2022
  • Participação da Coordenação PEA/UFRJ no Simulado de Avaliação de Meio Termo dos PPG Acadêmicos de Engenharias I (BRASÍLIA/DF) –  2023
  • Alteração da Modalidade Mestrado Profissional para Mestrado Acadêmico – 2024
  • Fusão do Mestrado Acadêmico e Doutorado Acadêmico – 2024

Coordenação

Ana Lúcia Nazareth da Silva
Ana Lúcia Nazareth da Silva

Lattes

Mayara Amario
Mayara Amario

Lattes

Secretaria

Andreia Rangel
Andreia Rangel

Representantes discentes – Mestrado

LUCIANA VIEIRA NEVES
LUCIANA VIEIRA NEVES

Lattes

JACQUELINE DOS SANTOS
JACQUELINE DOS SANTOS

Lattes

Representantes discentes – Doutorado

JORGE MARIO GONZALEZ FARIAS
JORGE MARIO GONZALEZ FARIAS

Lattes

LARYSSA FRANCO DE CARVALHO WILLCOX
LARYSSA FRANCO DE CARVALHO WILLCOX

Lattes

DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES NAS REDES SOCIAIS

LETICIA SIMOES RIBEIRO
LETICIA SIMOES RIBEIRO

Lattes